A leucemia felina (FeLV) se caracteriza por ser uma doença viral que se manifesta de várias maneiras e apresenta sintomas diferenciados. Apesar da denominação a leucemia nem sempre provoca tumores ou manifestações comuns o câncer.
Geralmente, durante os primeiros estágios da doença os animais não apresentam sintomas. Após algum tempo a saúde dos animais é comprometida, e eles podem desenvolver doenças secundarias.
Os principais sinais da FeLV são a perda de apetite, perda de peso progressiva, deterioração da aparência e da qualidade da pelagem, aumento dos gânglios linfáticos, febre persistente, infecção da pele e do trato respiratório superior, diarreia, mudanças de comportamento, letargia, aumento na ingestão de água, aumento na frequência da urina, mucosas pálidas, distúrbios reprodutivos, entre outros.
Não existe tratamento para a FeVL, assim a melhor maneira de evitar a doença é a prevenção através da vacinação, identificando antes se o animal não é portador da doença por meio do testes de diagnósticos. Também é importante que evite o contado dos animais com gatos de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário